O whatsapp pode ser uma ferramenta muito útil para o seu negócio e ajudar e muito, no marketing da sua empresa.
Vamos ver aqui algumas funções importantes do whatsapp business e até algumas funções que possuem no whatsapp comum mas que podem auxiliar no marketing da sua empresa e que muitas vezes são esquecidas e pouco utilizadas.
1- Automatização de respostas
No whatsapp business as mensagens podem ser automatizadas; ou seja você consegue configurar previamente algumas respostas para quando, por exemplo alguém entrar em contato pela primeira vez ou depois de algum tempo. Este recurso pode ser utilizado para comunicar seus clientes que em breve serão atendidos. Também pode ser utilizado para informar que a empresa não está em atendimento no momento.
2- Organização das conversas.
Usuários do WhatsApp Business podem organizar as conversas com os clientes usando etiquetas coloridas. Desta forma, é possível categorizar mensagens mais urgentes ou pedidos preferenciais, assim como identificar os contatos mais rapidamente. O proprietário pode criar etiquetas com os temas que desejar, de acordo com as demandas do seu estabelecimento.
3 – Perfil da conta comercial com localização
Uma das principais vantagens do WhatsApp Business é a possibilidade de criar um perfil profissional, adicionando, além da foto de perfil, informações como endereço completo, horário de funcionamento, o segmento comercial, além de site e e-mail para contato. Todos esses dados podem ser inseridos de forma fácil por meio das configurações do próprio aplicativo e tornam o perfil mais atrativo, já que os clientes poderão encontrar esses dados rapidamente, além de deixar a aparência mais profissional.
4- Catálogo de produtos
No WhatsApp Business você também tem a possibilidade de criar um catálogo de seus produtos e serviços. É possível cadastrar seus itens separadamente adicionando fotos, preço, descrição e um link para cada produto. E assim o usuário também pode enviar o link do produto com seus detalhes para os clientes, facilitando a venda e economizando tempo.
5- Anúncios no Facebook
Empresas que anunciam no Facebook podem aproveitar uma integração maior entre o facebook e o whats e direcionar estes anúncios direto para o whatsapp business através de um botão no anuncio.
*O recurso de Lista de Transmissão é bem conhecido porque, com ele, você pode enviar uma mesma mensagem para vários dos seus contatos de uma só vez. De com acordo com o WhatsApp, as Listas de Transmissão são um conjunto de destinatários pré-determinados para que você possa enviar mensagens repetidamente, sem precisar selecionar os contatos novamente toda vez que quiser enviar algo novo.
Esse recurso pode ser explorado por empresas para enviar mensagens periódicas para seus clientes com conteúdos relevantes, promoções exclusivas ou informações.
Mas cuidado, não faça spam, apenas envie as mensagens para contatos que lhes deram a permissão para isso. A pessoa também deve ter adicionado o seu número nos contatos dela para que a mensagem chegue.
*Status- O recurso de status do whatsapp já é bem conhecido, mas é sempre bom lembrar da sua utilização principalmente para as empresas, pois pode ser ser uma ótima fonte de marketing gratuita, principalmente para quem utiliza o aplicativo para atendimento ao cliente. Este recuso pode e deve ser usado diariamente para divulgação de produtos e serviços, para informações e ações da empresa ou qualquer outra publicação que possa lembrar ao cliente ou contatos da sua marca.
Gostou? Precisa de ajuda para melhorar seu relacionamento com seus clientes através do whatsapp? Pode me chamar! 🙂


